quarta-feira, 27 de junho de 2012

ProES Judo-CRAS trás 18 medalhas de Botucatu


ProES Judô-CRAS trás 18 medalhas para Itaporanga



Alunos que formaram a equipe de Judô CRAS/ProES-Itaporanga se mantiveram entre as melhores do 2º Circuito SESI em Botucatu, nesta segunda fase da competição 25 atletas foram convocados para as disputas o que resultou 18 medalhas, sendo 4 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze.

O evento coordenado pela Associação de Judô Mata Sugizaki foi realizado dia 24/06 na quadra poliesportiva do Ginásio de Esportes do SESI-Botucatu e contou com a participação de aproximadamente 350 atletas que se enfrentaram em 3 áreas oficiais durante a manhã e tarde de domingo.

Nesta fase do campeonato todos os atletas acima de 12 anos lutaram na “categoria absoluto” ou seja, com categoria de peso livre e isto atrapalhou o desempenho da equipe do CRAS nos combates... “Tecnicamente alguns atletas da nossa equipe eram superiores aos adversários mas o peso corporal influenciou muito, principalmente quando a luta ia para decisão no solo...complementou o atleta Vinícius que está no projeto do CRAS desde 2006.

Os organizadores informaram que a próxima etapa será em setembro e o CRAS-Itaporanga está previamente classificado para participar com um número maior de atletas, já que mostrou bom desempenho nas duas primeiras edições do campeonato, a organização também informou que o 3º Circuito será realizado somente com alunos dos SESIs do Estado de São Paulo e de Projetos Sociais, pois não participarão atletas de entidades particulares, associações e clubes.

A coordenação do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social comunica a todos os interessados, que estão abertas vagas para aulas de Judô para meninos e meninas moradores de qualquer bairro da cidade e que tenham acima de 10 anos de idade. As aulas são realizadas no Centro Comunitário Airton Novelli no CDHU, ao lado do CRAS.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Musculação e atividade física para crianças devem ser orientadas por profissionais de Educação Física

A prática da atividade física começa a tomar novos rumos e reconhecimento. Recentemente, o Bom Dia Brasil, da TV Globo, veiculou uma matéria com o título “Exercício físico acompanhado por especialistas está liberado para a criançada”, sobre a importância da prática da atividade física para as crianças e enfatizou que as aulas devem ser acompanhadas por profissional capacitado. Na matéria, o realizado no Hospital das Clínicas (SP) mostra a importância da prática da musculação e da presença do Profissional de Educação Física, orientando a criança durante a prática, com o acompanhamento, quando necessário, de uma equipe interdisciplinar. Os benefícios são relatados pelos próprios praticantes. Vejam o vídeo da matéria, clicando aqui.

Fonte: http://www.globotv.globo.com/

Importante: Comissão de Ética Profissional do CREF4/SP cancela registro de Profissional acusado de Pedofilia.

C.J.N., instrutor de futsal, foi denunciado perante a Comissão de Ética Profissional do CREF4/SP pela prática de atos sexuais com menores, que eram seus alunos. Segundo a denúncia C.J.N. mantinha relações sexuais com os menores como forma de pagamento das mensalidades de suas aulas.

Durante a instrução do Processo Ético Disciplinar, no qual foi garantido o contraditório e a ampla defesa ao acusado, todos os fatos narrados na denúncia foram confirmados, tendo sido aplicada a pena de cancelamento do registro profissional pelas infrações aos incisos II e XV do art. 6º, incisos V, VI e IX, do art. 7, e inciso IX do art. 9º, todos do Código de Ética Profissional.

A defesa do denunciado interpôs recurso ao Tribunal Regional de Ética solicitando a reforma da decisão, porém, foi negado provimento ao seu recurso, com a manutenção da sanção disciplinar do cancelamento do registro profissional imposta pela Comissão de Ética Profissional.

O denunciado, que também foi processado e condenado pela Justiça Comum, poderá ainda apresentar recurso junto ao Tribunal Superior de Ética.

Trata-se de mais uma decisão da Comissão de Ética Profissional do CREF4/SP que tem a responsabilidade de zelar e apurar pelo exercício profissional ético e responsável dos Profissionais de Educação Física em defesa da sociedade.

Denuncie Aqui através do portal CREF4SP o exercício de atividades profissionais infringentes ao Código de Ética Profissional.

A HISTÓRIA DO VÔLEI NO BRASIL E NO MUNDO

Vôlei no Mundo

O vôlei foi inventado em 1895.

A ideia do vôlei surgiu em 1895, quando o americano William George Morgan, que assumira naquele ano a função de professor de educação física na faculdade YMCA (Associação Cristã de Moços) de Holyoke, Massachusetts (EUA), tentava criar uma nova competição em quadra coberta que pudesse ser praticada pelos seus alunos.

Antes de se formar na faculdade da YMCA em Springfield, Morgan conheceu James Naismith, que havia criado o basquete em 1891. No entanto, o basquete era muito intenso e com muito contato físico, o que era um atrativo para os jovens. E a intenção de Morgan era criar um jogo recreativo que ao mesmo tempo fosse competitivo e sem contato físico, para atrair o público mais velho. Morgan tinha seu esporte, batizado por ele de Mintonette.

No início de 1896, uma conferência foi organizada na faculdade YMCA de Springfield, na qual estiveram presentes todos os professores de educação física da YMCA. Morgan, então, foi convidado pela direção para fazer uma demonstração de seu jogo no ginásio recém-inaugurado da faculdade.

Após assistir à demonstração e ouvir as explicações de Morgan, o professor Alfred T. Halstead chamou a atenção para a ação do vôo da bola por cima da rede (voleio), sem tocar o chão, e propôs que o nome Mintonette fosse substituído por Volley Ball. O nome foi aceito por Morgan e pela conferência, permanecendo desta forma até 1952, quando o Comitê Administrativo da então Associação de Volley Ball dos Estados Unidos votou pela pronúncia do nome em apenas uma palavra, passando para a forma definitiva Volleyball

Em 1916, um artigo do Guia de Vôlei Spalding escrito por Robert C. Cubbon estimou que os praticantes de vôlei nos EUA já totalizava 200 mil. Naquele mesmo ano, a YMCA conseguiu que a NCAA (a maior liga de esportes universitários dos EUA) divulgasse o vôlei em seus artigos, contribuindo para o rápido crescimento do esporte entre os jovens universitários.

Em 1918, o número de jogadores por time foi limitado a seis e, em 1922, o número máximo de toques na bola permitido foi fixado em três. Até os anos 30, o vôlei foi praticado mais como uma forma de recreação e lazer, e houve poucas atividades internacionais e competições. Isso devido ao fato que havia diferentes regras em várias partes do mundo. Entretanto, campeonatos nacionais já eram disputados nos países da Europa oriental, para onde o esporte foi levado pelos soldados americanos a partir de 1915, na 1ª Guerra Mundial. Também em função da 1ª Guerra Mundial, o Egito foi o primeiro país africano a descobrir o vôlei.

Em 1924, houve uma demonstração de esportes americanos nas Olimpíadas de Paris (FRA) e o vôlei estava entre eles. No entanto, foi apenas em setembro de 1962, no Congresso de Sofia (Bulgária), que o vôlei foi admitido como esporte olímpico. Sua primeira disputa se realizou nas Olimpíadas de Tóquio (JAP), em 1964, com a presença de dez países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico masculino foi a Rússia, a Tchecoslováquia foi a vice e a medalha de bronze ficou com o Japão. No feminino, o Japão também levou o ouro. A Rússia ficou em segundo e a Polônia, em terceiro.


Vôlei no Brasil

Não se tem registro de quando o vôlei chegou às terras brasileiras. Oficialmente, a primeira competição do esporte no país foi realizada em Recife (PE), em 1915, organizada pela Associação Cristã de Moços (ACM) local, e com regras e regulamento definidos. Assim, tudo leva a crer que o esporte já era praticado informalmente antes desta data. A partir daquele momento, entretanto, colégios de outras cidades pernambucanas passaram a ter o vôlei como uma de suas disciplinas de educação física. Dois anos depois, em 1917, o esporte chegou à ACM de São Paulo.

A primeira competição internacional da qual o Brasil participou foi o 1º Campeonato Sul-Americano, em 1951, mesmo antes da fundação da Confederação Brasileira de Volley Ball (CBV), em 1954. O Sul-Americano foi patrocinado pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball, e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio de Janeiro, entre 12 e 22 de setembro daquele ano, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.

Em 1954, a Confederação Brasileira de Voleibol foi criada com o objetivo de difundir e desenvolver o vôlei no país. Dez anos mais tarde, o vôlei brasileiro marcou presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando o esporte fez sua estréia na competição. Assim como no futebol o Brasil é o único país que disputou todas as Copas do Mundo, os sextetos nacionais masculinos de vôlei participaram de todas as edições das Olimpíadas.
A estréia do país em competições em solo europeu foi para a disputa do Campeonato Mundial de Paris (FRA), em 1956, quando a Seleção masculina foi comandada pelo técnico Sami Mehlinsky. O Brasil terminou na 11ª colocação.


Fonte: esportesonline.com.br